sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Nevermore - MyLoveIsYueru Guide - PT-BR

LoveYueru's Complete Guide to Nevermore, the Shadow Fiend



Sendo mais ou menos um fanático por DotA por três anos, eu joguei inúmeras vezes, contando pubs, em lan houses, e até mesmo pequenos campeonatos, porém agora preciso dizer adeus ao DotA. Estou oficialmente aposentado do jogo, porém finalmente posso escrever com a minha experiência um guia mais-ou-menos "completo" para o Nevermore, meu favorito (e além disso o melhor ) herói de todos os tempos. Este guia, acredito, poderá ajudar a todos os jogadores, desde iniciantes a jogadores mais experientes que já joguem Clan Wars. Este guia está separado em 3 partes (bem, na verdade 4), por ser um guia muito longo, irá facilitar o entendimento... Porém antes de começar, aqui está algo para você que nunca viu o Nevermore em sua melhor forma.... Ou para aqueles que já conhecem e acham que DotA é feito por Medusa's free-farm de 50 minutos..





Aqui está uma linda edição do Nevermore - The Shadow Fiend, que irá abrir seus
olhos para alguns dos melhores momentos e dos melhores níveis de Pub, 
Inhouse e Clan Wars ao redor do mundo.
 OBRIGATÓRIO ASSITIR.




Perfil do Herói: Nevermore the Shadow Fiend



Afiliação: Scourge 
Animação de Ataque: 0.5 / 0.54 
Dano: 35 - 41 
Animação de Cast(Conjurar): 0.67 / 0.4 
Armadura: 1.9 
Tempo de Ataque Básico(BAT): 1.7 
Velocidade de Movimento: 300 
Velocidade do Projétil: 1200 
Distância do Ataque: 500 
Alcance da Visão: 1800 / 800
  15 + 2
     20 + 2.4
  18 + 2

Assim como você pode ver, Nevermore tem um dos piores danos iniciais no DotA e nas mãos de um jogador inexperiente solar com o Never contra um bom last-hitter como o Viper pode ser sem dúvida um desafio. Porém ahabilidade do Never em solar não está no seu Dano, porém sim na alta velocidade do projétil de seu ataque, seu alcance de ataque e na sua velocidade de ataque sem mencionar a sua skill Necromastery que garante um sano monstruoso no começo-meio do jogo. Sua movimentação está na média, não é boa nem ruim.

Sua armadura é baixa por ser um herói de Agility(Agilidade). Ele possui um baixo ganho de Strenght(força), e para um herói de Agility um ganho médio de Agility. Porém ele possui um ganho alto de Intelligence(Inteligência) por ser um herói de Agility o que faz que seja possível para ele utilizar Shadowrazes várias vezes sem problemas, o que garante um bom Farm que abre as portas para o Never ser um verdadeiro Carry.


Parte Um: O Arsenal do Shadow Fiend

Shadowraze

Dá o poder de destruir regiões que estejam a sua frente em várias distâncias diferentes
• Tipo de Dano: Mágico
• Quando é aprendido ShadorRaze três skills diferentes são liberadas para o Nevermore, cada uma gera um ShadowRaze em uma distância específica a sua frente.
Custo de Mana (Todos os Níveis): 75

Dano Damage (Níveis 1-4 Respectivamente): 75, 150, 225, 300

Cooldown (Todos os Níves): 10 Segundos

AoE (Área de Efeito): 275

Shadowraze (Z) Cast Range: 200

Shadowraze (X) Cast Range: 450

Shadowraze (C) Cast Range: 700

Explicação da Skill:

Shadowraze é sem dúvida o que torna o Nevermore, Nevermore... Ser o mestre do ShadowRaze é ser Mestre do Nevermore. Aqui é onde estão todos aqueles vídeos do Youtube ‘DotA Mega Pwnage Videos’ e ‘ Montagens do Nevermore’ e o que separa jogadores casuais de Nevermore a jogadores pros de Nevermore. É importante saber com precisão aonde serão lançados os Razes pois suas AoE   é um pouco pequena.

Shadowraze tem um custo de mana muito baixo comparado ao Dano enorme que ela pode causa. O Cooldown em cada Shadowraze (O primeiro raze sendo ‘Z’, o segundo ‘X’ e o terceiro ‘C’) são contados separadamente o que significa que o Never possui nada mais nada menos que três nukes em suas costas. Isso significa que ele pode causar um dano máximo de 900 (675 se a resistência mágica for considerada) a um alvo único o que torna Nevermore extremamente perigoso especialmente no começo do jogo, quando poucos heróis possuem mais que 900 de vida. O pulo-do-gato para virar o mestre dos Razes será discutido mais profundamente logo abaixo em outro capítulo =).


Necromastery


Sempre que o Nevermore mata um alvo, ele aprisiona a "azarada" alma dentro de si. Para cada alma aprisionada Never recebe + 2 de dano extra até sua morte que na qual irá liberar metade das almas aprisionadas.
Tipo de habilidade: Passiva 
Dano Máximo (Níveis 1-4 respectivamente): 16, 30, 46, 60
• Heróis, denies e creeps de campo, também liberam almas e dano adicional a Nevermore.
• Quanto mais almas o Nevermore tiver mais poderoso será seu ultimate

Explicação da Skill:

Mais uma das habilidades que torna o Nevermore um Monstro no DotA principalmente no meio da partida, Necromastery is directly linked to his Ultimate, Requiem of Souls and gives his massive DPS (damage-per-second, or just ‘damage’) advantage over other heroes in the middle game.

Infelizmente, Necromastery perde seu efeito a medida que o jogo passa, pois os DPS-carries estão altamente farmados e o seus +60 de dano extra se torna minúsculo. É muito importante, para um Nevermore saber aonde é o limite do "Mid-game"(meio da partida) pois o próprio tende a ser mais forte e mais eficiente no começo e meio do que meio e fim....

Presence of the Dark Lord


presença de uma criatura tão horrível como esta, apavora seus inimigos fazendo com que tenham uma resistência mais baixa, assim diminuindo sua armadura

Tipo de Habilidade : Passiva 

Armadura Reduzida (Níveis 1-4 Respectivamente): 2, 3, 4, 5

• Acumula totalmente com outros redutores de armadura, tanto quanto habilidades passivas, ativas e itens.

• Não é afetado por itens que proporcionam resistência/imunidade mágica. Ex: Black King Bar.Range: 700

Explicação da Skill:
É um tanto quanto difícil dizer QUANDO é melhor escolher essa magia e maximiza-la. O problema dela é que para realmente ser efetiva ela precisa estar no nível máximo na maioria dos casos pois os heróis já possuem muitas vezes uma armadura elevada no começo que só é anulada com esta magia maximizada, por isso muitas vezes é melhor investir em status do que maximizar esta.

Presence of the Dark Lord combina muito bem com o item Stygian Desolator visto que a armadura negativa é extremamente eficiente contra muitos "Magos" ou "Papéis". Para um time com redução de armadura, (Ex: Nevermore com Vengeful Spirit, Slarder com Templar Assassin), Presence of the Dark Lord definitivamente precisa ser maximizado. Em outros casos pegue Status, especialmente quando o jogo não estiver totalmente a seu favor. Pense assim, -5 armor, ou uma Ultimate Orb de graça ??


Requiem of Souls



Cria espíritos demoníacos a sua volta causando dano em todas unidades presente naquela área. O número de espíritos é baseado no numero de almas acumuladas dentro do Nevermore, movimento/dano são reduzidos dependendo da distância entre o alvo e o Never. Quanto menor a distância maior será o efeito


Tipo de habilidade: Ativa 

Hotkey: R

Cada espírito causa um dano de: Níveis 1-3: 80, 120, 160

Redução de movimento: Níveis 1-3: 15%, 20%, 25%

Tempo de Channlling: 1 Segundo
Custo de mana: Níveis 1-3: 150, 175, 200
AoE: Níveis 1-3: 1300, 1325, 1350


Duração da redução de movimento(Slow) em todos níveis: 5 seconds
• Tipo de Dano: Mágico
• A quantidade de dano causado está diretamente ligado ao número de almas aprisionadas com Necromastery.
• Requiem of Souls gera uma linha de dano para cada 2 almas, ou seja, no máximo 15 linhas.
• Quanto mais próximo o alvo está maior o número de linhas que irão afetá-lo.
• Reduz movimento quanto velocidade de ataque nas unidades em 700 AoE de distância.
• Esta magia quebra invisível apenas alguns milisegundos antes de soltar os espíritos.
• Esta magia possui 1 segundo de delay.

Explicação da Skill:
Aparentemente uma magia difícil de se explicar, o mecanismo de execução é simples: Quanto mais perto o alvo estiver do Nevermore maior será o dano causado pela libertação dos espíritos. Se usada corretamente, Requiem of Souls irá liberar um dano devastador em Team Battles, principalmente quando utilizadas com itens que proporcionam um melhor posicionamento assim como Kelen’s Dagger. (Lothar’s edge, na minha opnião é válido porém é fácilmente anulado por gemas, wards, dusts, isso portanto será discutido mais pra frente).


Ultimate do Nevermore pode causar um dano monstruoso em batalhas grandes.


Se o modelo do Nevermore sobrepor totalmente um alvo, (possível somente com itens do tipo Phase Boots e Lothar's Edge) o alvo sofrerá o dano total do ultimate 100%, Requiem of Souls que é capaz de liberar 15 linhas de almas, cada uma com um dano de 160, o alvo receberá 2400 de dano bruto, sendo 1800 se a resistência mágica básica considerada. Isso é mais que o suficiente para literalmente acabar com qualquer herói no meio de um jogo aonde os heróis estão entre os níveis 12~16, apesar de ser raro você conseguir utilizar com precisão seu ultimate. Com isso concluímos que Requiem of Souls é uma pontente magia que pode causar um dano devastador e além de gerar chaos em um batalha lhe proporcionando melhores momentos para finalizar os oponentes.


Skill por Nível:

Level 1: Necromastery
Level 2: Shadowraze
Level 3: Shadowraze/Necromastery
Level 4: Necromastery/Shadowraze
Level 5: Shadowraze/Necromastery
Level 6: Necromastery/Shadowraze
Level 7: Shadowraze
Level 8: Necromastery
Level 9: Requiem of Souls/Stats
Level 10: Stats/Requiem of Souls
Level 11: Requiem of Souls
Level 12: Stats/Presence of the Dark Lord
Level 13: Stats/Presence of the Dark Lord
Level 14: Stats/Presence of the Dark Lord
Level 15: Stats/Presence of the Dark Lord
Level 16: Requiem of Souls
Level 17-25: Stats

(As que estão destacadas é praticamente minha build up favorita a outra é apenas uma maneira
interessante de variar.)


Explicações:


Apesar da minha build alternativa do nível 1 até o 7 ser um pouco incomum em comparação com o padrão, Necromastery, Raze, Raze, Necromastery, Raze, ela é uma boa alternativa sim, principalmente quando estiver solando contra oponentes que não são tão bons no solo assim como uma Vengeful, onde você literalmente consegue pegar todos os last's devido ao seu dano insano.
Em todos os casos, não importa o que você faça, Shadowraze precisa estar maximizado assim que atingit o nível 7, pois ela é sua principal forma de farmar e gankar.


motivo no qual nos pegamos Shadowraze, no level 2 e 3 é por quê ele te proporciona um dano decente, (No nível 1 - 75 damage, usado somente para dar aquele last-hit que você precisa pra tirar vantagem do seu inimigo), e para que você possa competir contra aqueles soloas extremamente irritantes assim como Viper e Tinker. Você pode simplesmente começar a soltar Shadowrazes para dar lasts e tentar infligir alguma irritação na vida do inimigo e com os last's aproveitar para "catar" mais almas com o Necromastery, corra atrás do maior número de runas possíves, pois você é altamente dependente delas no começo do jogo.

É difícil dizer quando é a melhor opção de maximizar a magia Presence of The Dark Lord, mas geralmente eu a maximo quando::

1. Meu time está jogando agressivamente e estamos com saldo positivo em termos de torres/heróis.

2. Quando eu decido comprar Stygian Desolator como meu primeiro item de DPS (Assim que eu já possuir a BKB ) pois - 11 armor pode doer bastante.

3. Quando meu time já possui efeitos de armadura negativa, por exemplo jogar no mesmo time de um Slardar, se ele usar seu ultimate e eu estiver por perto, isso realmente pode virar um jogo.


Posicionamento do Nevermore em um time:


Comprar itens como estes:

É muito mais eficaz do que itens como estes:

Infelizmente o Nevermore não é um herói DPS, como as pessoas normalmente pensam. Ele é um carry de AoE, sua única vantagem contra um herói tipo a Mortred (Phantom Assassin), é seu farm insano e seus +60 de dano logo no começo do jogo, uma salva de palmas para o Necromastery =). Construir um Nevermore com Satanic, Treads, Butterfly e dar os mesmo itens para uma Mortred, 9 a cada 10 vezes ela irá ganhar, assumindo é claro que o never não irá usar seu ultimate, pois mesmo se utilizasse ela tem uma BKB, o que é padrão nos dias de hoje um carrier carregar uma BKB

Agora, eu não estou dizendo para que assim que atingir o nível 7 você deve sair igual um cachorro louco atrás de seus oponentes "tacando" Shadowrazes em sua devidas bundas... Não Não... Você deve combinar Gank com Farm, de acordo com minha experi~encia 25% gank, 75% Farm, pois você precisa pelo menos tentar fechar seus itens principais antes da marca dos 30 minutos de jogo, onde você pode ir e liberar toda sua fúria nas batalhas que ocorrerem, mas lembre-se, Nevermore nãoé um carrier DPS ele é um DPSAoE.

How to Shadowraze Properly and Effectively as a Nevermore user:


Muito obrigado ao Aughing @ Replays.Net por essa imagem! Como você pode observar, o seu segundo raze 'X' possui exatamente a mesma distância do seu ataque.. A área do primeiro raze 'Z' é praticamente como se você estivesse em uma luta corpo a corpo, já a distÂncia do seu terceiro raze "C', é basicamente um Nevermore que esteja batendo em uma creep melee e quer acertar a creep ranged do outro lado.. tome essa distância como base. =)

Como pode ver, a área de dano do Shadow Raze é maior do que imaginava certo, e além disso se o alvo estiver a EXATAMENTE 450 de distância ele pode ser atingido pelos 3 razes. Porém é importante você como jogador de Nevermore imaginar a área do Raze um pouco menor pois ai você tem um limite que se você errar você ainda possui uma pequena chance de acertar, a precisão dos razes é uma garanria de sucesso, não total, mas elava bastante as chances, além de ser bonito de se ver.


Uma estretégia comum muito utilizada por jogadores iniciantes é imediatamente após atacar um alvo apertar a hotkey "X". Na maioria das vezes, este raze irá funcionar. O Raze "Z" é bem simples afinal o alvo só precisar estar perto de você, enquanto o raze "C" seria o quase o dobro da distância do ataque do Nevermore, assim sendo o mais difícil de calcular e acertar, porém uma quantidade de erros irá lhe ensinar que ali está errado, e com o tempo e prática seus alvos ficarão mais precisos.


As vezes não é possível de clicar no alvo para atacá-lo e então utilizar o raze correto, assim é preciso usar sua experiência e seus instintos para mirar estes razes. Geralmente eu clico aonde estaria meu alvo e faço as contas na minha cabeçona e então decido qual raze utilizar.
"Z" ou "X" ou "C". 


Existem cerca de 4 cenários típicos que você pode utilizar um raze em alguém:



1. Um stunner (Ex. Sven) chega e "stuna" alguém. Você usa seus razes provavelmente "X" e "C" os 2 segundos do stun não é suficiente para acertar os 3 razes, porém deve dar tempo de dar um ou dois hits garantindo assim a morte do inimigo e sua felicidade. Essa é a maneira mais fácil e de longe a maneira mais comum de conseguir matar alguém. Sendo esta maneira responsável por 70% das minhas mortes feitas com o Never, Veja um exemplo de como aproveitar alguns momentos.


Eu estava escondendo na floresta do scourge, quando eu disse para meu colega que 

estava de Furion para que prendesse a Drow Ranger com sua magia Sprout, para que
pudéssemos atacar. Como era um jogo pra divertir não haviam muitas wards.



Boom Sprout em volta, não tem pra onde ir...Drow Ranger foi pega de surpresa. Eu arrumei
meu posicionamento e....




'X' e 'C', Feito. Bem fácil, porém tenha certeza de que irá acertar =)

2. Você está recuando para o Fog, os oponentes não podem mais te ver, mesmo assim alguns inimigos continuam a te perseguir. Já que eles não podem te ver, você vira pra eles e "taca" raze na cara deles, provavelmente na ordem de ‘C’, ‘X’ e então ‘Z’, afinal eles estão vindo em sua direção, se for o caso já prepare seu poderoso Ultimate para finalizar o inimigo.

Isto é chamado de abuso do fog, uma das mais legítimas e interessantes formas de brincar com seus oponentes e executar mindgames, geralmente utilizado quando você tem muito pouco HP sobrando mas mesmo assim quer conseguir matar o inimigo(desde que você saiba o que você está fazendo). Isso seria em torno de 5% das minhas mortes, porém é uma das mais prazerosas =).




Este é um exemplo de um exímio jogador chamado Tews, vamos ver como ele reage a essa situação, ele com 352 de vida contra um Treant furioso!! ahahah

Ele usa a Dagger e IMEDIATAMENTE usa a letra "C". 
Veja o reflexo, sim a Prática Leva a Perfeição


O Surpreendente é o "X" que o Treant ainda não possui a visão do Never, mas já está levando mais um Raze. 


E a morte quando pressionada a letra "Z". Uma morte fácil pro nosso amigo Never.


3. Você conseguiu coletar uma runa (haste, invisibility, etc..), porém não existe aliado nenhum ao seu lado, você está certo que quem você está indo atacar, não possui stun, ou windwalk ou até mesmo mana suficiente para te matar. Vamos imaginar um zeus com mana suficiente para apenas um Lighting Bolt. Você basicamente se aproxima, seja invisível, ou apenas se escondendo, e esperançoso tente acertar os 3 razes, que no início do jogo é fatalmente fatal!..


Para ser sincero isso é muito arriscado pois não há ajuda de liados e o nevermore é um herói extremamente frágil no começo do jogo também, um canhão-de-vidro podemos dizer e para acertar os 3 razes você precisa se aproximar o que te poe em risco. O problema não se resumo apenas nisso, todos os 3 razes somados, menos a resistência natural remove apenas 675 pontos de vida, muitos herós sobreviveriam aos três razes, por isso antes tente acertar alguns hit's para tentar concretizar o trabalho.

Ao contrário do Tinker que é um herói que pode sair soltando Nukes igual um louco, o nuke do Nevermore necessita de paciência e precisão, um cálculo errado, ou até um click errado pode deixar aquele inimigo morto sair com 10 de vida. Sendo este 15% das minhas mortes com o never.
Necessário treino e cálculos para saber a hora de lutar e a hora de fugir... e o melhor de todos a hora de correr atrás... =)



 Veja como o grande Nirvana.KuroKy fez isso! Este é um trecho do vídeo estrelado por ele produzido por Say_43_Plz. KuroKy acabou de conseguir matar o Sand King e o Dirge pensou que iria conseguir derrotá-lo. Como já foi meio que citado, nunca pense, TENHA CERTEZA...





KuroKy bateu em Dirge algumas vezes e foi matar com Shadowraze (‘C’), porém o Dirge usou Soul Rip para recuperar a própria vida! Veja o tanto de vida que o Nevermore conseguiu tirar do Dirge, que é considerado um herói tank,mas é a vida, contra Nevermore a vida é removida em questão de segundos, Kuroky vai conseguir finalizar ?


Graças ao pequeno cooldown das magias do Never aqui está novamente o raze "X" que foi usado a segundos atrás, e novamente Nevermore sai vitorioso.



4.
Um herói que esteja quase morrendo e fica invisível e lembrando que seus razes podem atingir unidades invisíveis, você pode tentar adivinhar aonde ele irá e talvez você consiga realizar um blind-raze(Raze-cego, quando você usa alguma magia sem ter a visão sobre o oponente). O que eu defino como blind-raze não é aquele raze que imediatamente após ter pressionado "X" eu pressiono "C" acerto "magicamente" meu inimigo e minha fodeza me torna foda, não não... 

O que chamo de blind-raze é quando o inimigo some literalmente da sua visão, por no mínimo uns 3~4 segundos e tudo que você tem é seu instinto. Um jogador experiente já sabe aonde você irá desferir seus razes e irá correr para o lado contrário, o blind-raze é a mesma coisa que usar a AWP no CS sem a mira, consistindo em: 40% sorte 60% visão de mapa.




Este foi tirado de um dos vídeos do Sogovegeta, "Nevermore the Dark Knight Return's". Um dos meus ídolos e provavelmente um dos melhores blind-razers que existe, fazendo algumas jogadas que eu sequer vi alguem fazer. Aqui ele vê o Clinkz com 2/3 de sua vida e sabe que nos próximos segundos o clinkz estará em um de seus vídeos ( xAxAxaxAxa [Risada Croata])



Ele desfere alguns hits no Clinkz como pode ver, a hit do Nevermore no mid-game pode causar um estrago enorme, ele agora vai utilizar um raze, porém como não está bem posicionado ele cancela...


Salvando 75 de mana, e acerta outro. E aí ?? o que acontece ?

There we go! He lands a good solid ‘X’ raze on Clinkz and he’s almost dead. But then, he Windwalks.


 Na maioria dos casos, Clinkz teria fugido pelo caminho A, então um raze com a letra "C" não adiantaria. Mas ele possuia uma blink dagger o never, que a utiliza e logo em seguida usa o raze Z( que ele havia cancelado segundos atrás)..



E Tacharam... Precisão é a chave para jogar com nevermore, mesmo contando com a sorte, é necessário te conhecimento do mapa, da área do raze, da distância do blink, e dos caminhos que o inimigo poderá fazer... Nevermore ganha novamente =)


5 comentários:

  1. é de fácil contra-ataque pode ser substituído por "é facilmente combatido/anulado"

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  2. Gostei!
    Espero anciosamente pelas outras duas partes!
    Continue com o trabalho.

    Quando tiver tempo, faça um sobre posicionamento de wards e sentrys para os suporters. No playdota tem um legal.

    Outra dica tbm, tente postar os Heros por ordem.
    Quero dizer assim, um Carry, um Ganker, um Nuker, um Suporter, um Tanker, etc.

    Talvez um guia de Out-picks e tals.
    Bom, são só ideias. Reflita. =D

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  3. @Marlon, muito obrigado! Será corrigido no próximo Update.

    @Fla-Flah, devido o fato do Guia do nevermore ser gigantesco, vou postar Mini-Guias durante a criação deste, que é com certeza o que dará mais trabalho ahaha...

    Não sei se irei postar primeiramente sobre Wards, ou visão detalhada de jogo..

    Ok's, tentarei fazer algo do tipo sobre estilo de herói!..

    Obrigado!! o Out-pick não terá, só terão parceiros de lane e inimigos de lane..

    obrigado!!

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  4. Diego ta ficando da hora ..xD ..Se precisar de ajuda da ideia xD

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  5. ótimo guia, to indo procurar o video do never e do clinkz agora :D:D
    vlw.

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